Sem dúvidas as redes sociais para quem quer fazer negócios são uma vitrine.
Um feed harmoniozo atrai?
Sim! A beleza atrai.
Mas ele não se sustenta se não andar junto com dois fatores fundamentais que irão atrair seu público transmitindo profissionalismo e credibilidade, que são CONTEÚDO DE VALOR E ESTRATÉGIA DEFINIDA.
E o primeiro passo para isso acontecer é SE CONHECER.
Um dos maiores e mais frequentes erros quando alguém inicia um movimento de posicionamento é colocar um terno e gravata, ou , um vestido lindo, fazer uma sessão de fotos e achar que se posicionou no mercado.
Ah! Marcos. Mas aí você está jogando contra você mesmo que é fotógrafo.
Bem pelo contrário! Estou aqui dizendo que quando você chegar até mim, você no mínimo saiba QUEM VOCÊ É.
Não adianta você pegar um atalho, fazer sua sessão de fotos e logo ali na frente ser ultrapassado por alguém com menos conhecimento, mas com um posicionamento e uma estratégia definida.
Guarde bem isso: Posicionamento é em primeiro lugar SE CONHECER, mergulhar fundo dentro de você, saber quais são suas forças, suas dores, seus valores inegociáveis. E isso, acredite, não é fácil. Não é simples.
Além de se conhecer, você também precisa definir A SUA PERSONA (o seu público), e aqui abre-se um leque de possibilidades. A persona que você quer atender é - Homem, Mulher, do público LGBTQIA+, qual a faixa etária, classe A,B,C,D ou Ec casado, solteiro, com filho, sem filho, com pet, sem pet, evangélico, católico, espírita, ateu, joga futebol ou padel, prefere praia ou campo??
Percebeu o tamanho desse leque chamado Persona?
Após fazer tudo isso, se conhecer, conhecer seu público, você vai fazer o que?
Se respondeu o ensaio fotográfico, você errou!
O ideal é você encontrar o SEU TOM DE VOZ!
Mas isso é assunto para um outro post!
Comente suas impressões e se fez sentido.